Agência Panafricana de Notícias

Deputado da oposição libertado no Togo

Lomé, Togo (PANA) - O deputado N’Wakin Sambiri Targone, do Partido Democrático Pan-aafricano (PDP) membro da coligação Arco-Íris (oposição), cuja imunidade parlamentar foi levantada a 5 de junho último por "atos graves", foi libertado quinta-feira depois de ter sido detido domingo passado e colocado sob controlo judicial, soube sexta-feira a PANA de fontes sguras em Lomé.

Targone, eleito deputado pela circunscrição de Dankpen, no noroeste do país, é acusado de "presunções de perturbações à ordem pública, violências voluntárias, destruição voluntária por incêndio, roubo qualificado e cumplicidade de roubo qualificado", segundo o Procurador da República.

A sua detenção domingo, depois do levantamento da sua imunidade a 5 de junho, suscitou a indignação no seio do seu partido e da oposição que acusa o partido no poder de manobra de intimidação.

O levantamento da sua imunidade e a sua detenção seguem-se a uma queixa do prefeito da sua região, Dadja Maganawé, que o acusa de incitar as população à revolta, à desobediência civil e à expulsão dos fulas (tribo maioritariamente muçulmana) da região. Porém, o parlamentar nega as acusações e reclama pela formação duma comissão de inquérito para verificar estas alegações.

-0- PANA FAA/JSG/MAR/TON 13junho2014