Agência Panafricana de Notícias

Deputado belga contra exploração de petróleo em parque congolês

Bruxelles, Bélgica (PANA) – O deputado belga Georges Dallemagne pediu, durante um debate no Parlamento, quarta-feira, em Bruxelas, pressão governamental sobre as autoridades congolesas para não autorizar a exploração de petróleo no Parque Nacional dos Virunga (PNV).

O parlamentar instou a Bélgica a pressionar também França e Reino Unido para que as companhias petrolíferas Total e Soco renunciem à exploração de petróleo no PNV, classificado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência, e Cultura), desde 1979, como património da humanidade, e desde 1994, como património da humanidade ameaçado.

Dallemagne pede nomeadamente que o Governo belga pressione a República Democrática do Congo (RDC) para que sejam anuladas as licenças de exploração de petróleo no interior do Parque Nacional dos Virunga.

Por sua parte, as organizações defensoras da natureza denunciam a construção, no mesmo parque, de estradas que devem conduzir ao bloco (de concessões) com vista a permitir o transporte de equipamento de perfuração e exploração.

A construção destas estradas resultou no abate de centenas de árvores, destruindo assim a floresta, e causando o aumento da caça furtiva de gorila da montanha, espécie animal rara em vias de extinção e para a qual o PNV serve de santuário.

-0- PANA AK/AAS/DIM/IZ 05julho2012