São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O deputado são-tomense Júlio Silva, do Movimento de Cauê (MC), anunciou a sua intenção de se candidatar às eleições presidenciais de 18 de julho próximo, em São Tomé e Príncipe.
Júlio Silva, engenheiro agrónomo formado em Cuba, é deputado suplente pelo Movimento de Cauê, surgido em 2018 e que elegeu dois deputados.
Ele anunciou a sua candidatura num encontro que manteve sábado com mais de uma dezena de militantes e apoiante seus, na cidade de Angolares, distrito de Cauê (bastião e berço do MC).
“O meu objetivo principal é unir os são-tomenses, e que tenhamos uma verdadeira reconciliação”, disse
Na sua ótica, o país está partidarizado e dividido, citando como o exemplo o facto de o acesso ao emprego ser condicionado por “ligações ao partido no poder.”
Segundo o antigo ministro da Economia, esta prática não se registava no país, em 1986, quando regressou após ter concluído a formação superior, na Rússia.
“É preciso acabar com a prática atual de que o acesso ao emprego depende da apresentação do cartão do partido no poder”, insistiu.
Júlio Silva, que já foi também diretor da EMAE (Empresa de Água e Eletricidade), uma das maiores empresas públicas do arquipélago, conta com apoio do seu tio Arlindo Ramos, antigo ministro da Defesa e deputado pela ADI (Ação Democrática Independente), a maior força política da oposição são-tomense.
-0- PANA RMG/IZ 19abril2021