Deputado Hélio Sanches incentivado a concorrer às presidenciais em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - Um grupo de cidadãos anunciou, na cidade da Praia, que tenciona incentivar o deputado Hélio Sanches, do Movimento para a Democracia (MpD), partido no poder em Cabo Verde, a concorrer às próximas eleições, que terão lugar no próximo ano, no arquipélago.
Para o feito, o denominado Movimento de Apoio à Candidatura de Hélio Sanches (MACHS) a Presidente da República de Cabo Verde procedeu, segunda-feira, à sua formalização num ato público que visou dar a conhecer aos Cabo-verdianos o posicionamento que este movimento assume relativamente a uma possível candidatura do seu apoiado.
Em declarações à agência cabo-verdiana de notícias (Inforpress), o porta-voz do MACHS, Edson Ribeiro, afirmou que o seu “pretenso candidato” responde às necessidades atuais da conjuntura política.
“O MACHS 2021 conta atualmente com um forte apoio de cidadãos esperançosos num futuro melhor e desejosos de ter um Presidente da República que seja unificador e capaz de apresentar aos cabo-verdianos uma nova visão relativa ao exercício da função presidencial”, assinalou.
No passado mês de março, o MACHS tinha entregue a moção de apoio, com mais de 500 assinaturas, incentivando o deputado a se candidatar ao mais alto cargo da nação cabo-verdiana.
Na ocasião, Hélio Sanches agradeceu o movimento pela iniciativa, tendo assegurado que ia analisar e refletir se vai aceitar ou não o desafio. No entanto, ele assinalou que se trata de um gesto de cidadania que o “comove”, mas também que “dá satisfação” para “pensar seriamente” numa eventual candidatura presidencial.
“A candidatura presidencial, de acordo com a nossa Constituição, é proposta pelos cidadãos, e é nesse sentido que fico satisfeito e lhes prometo que brevemente vos darei uma resposta”, garantira Hélio Santos, naquela ocasião.
Para o movimento, Hélio Sanches é uma pessoa cujo carácter é “inatacável”, que se associa a um percurso de vida “de resiliência, com sentido de responsabilidade, compromisso e lealdade” para com as causas, bem como um “percurso profissional e experiência adquirida em décadas”, sempre ao serviço dos cidadãos e de Cabo Verde.
Fontes próximas de Hélio Sanches, avançam que existe “uma forte possibilidade” do deputado, que também é líder do grupo parlamentar no Parlamento Pan-Africano, se apresentar como candidato às eleições presidenciais de 2021.
A acontecer essa candidatura, Hélio Sanches entrará numa lista com outros potenciais concorrentes da esfera política do MpD, nomeadamente Carlos Veiga, Jorge Santos, Eurico Monteiro e Milton Paiva, que também estarão a fazer o seu trabalho de casa.
Todos eles contam com o suporte do partido liderado por Ulisses Correia e Silva, outro nome igualmente já aventado para suceder ao atual Presidente, Jorge Carlos Fonseca, que cumpre o segundo mandato e já no pode concorrer a um terceiro.
Da lado do PAICV (oposição), parece cada vez mais evidente que o partido presidido por Janira Hopffer Almada irá apoiar a mais que provável candidatura do ex-primeiro ministro José Maria Neves que, na semana passada, voltou a referir-se a uma “possibilidade muito forte” de ser candidato a Presidente da República, nas eleições de 2021.
Neste sentido, ele garantiu que já está “a trabalhar para transformar essa possibilidade em certeza”.
-0- PANA CS/IZ 10nov2020