Agência Panafricana de Notícias

Deputada franco-burkinabe na delegação de Emmanuel Macron em Ouagadougou

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A deputada francesa de origem burkinabes, Huguette Tiéna, faz parte da delegação do Presidente francês Emmanuel Macron, que se encontra desde segunda-feira em Ouagadougou, anunciou um comunicado a que a PANA teve acesso.

Do Burkina Faso, Emmanuel Macron ruma, esta terça-feira, para a Côte d'Ivoire e o Gana, lê-se na nota.

"Este movimento é especialmente importante para mim. Natural do Burkina Faso, onde nasci a 1 de abril de 1982, é pela primeira vez que voltei a África desde a minha eleição como deputado em junho último", exclamou-se.

Quando chegou à França em 2009, Tiena defendeu, três anos mais tarde, uma tese na Universidade do Havre em máquinas síncronas com ímans permanentes e suas aplicações práticas para a energia eólica.

Porém, no Burkina Faso, a sociedade civil, estudantes e alunos estão contra a chegada do presidente francês em Ouagadougou.

O coletivo sindical CGT-B, principal plataforma sindical de Burkina Faso, apelou domingo aos seus ativistas que se manifestaram segunda-feira contra a chegada do Presidente francês a Ouagadougou.

Diante destas ameaças e hostilidades dos estudantes e alunos, o Governo burkinabe decidiu o fecho das escolas de Ouagadougou durante a estada de 24 horas deste último.

-0- PANA NDT/DIM/DD 28nov2017