Depressão tropical aproxima-se de Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - Uma depressão tropical aproxima-se de Cabo Verde onde poderá provocar muita chuva, trovoadas e rajadas de vento forte, anunciou esta segunda-feira o Serviço Nacional de Proteção Civil (SNPC).
Esta situação já levou o SNPC a reunir-se com diversas autoridades, para avaliar a trajetória da depressão e tomar as medidas necessárias para fazer face a eventuais emergências.
O arquipélago, que vinha de uma seca de três anos, tem vido a ser bafejado por chuvas relativamente abundantes e que levam os agricultores a ter esperanças numa boa colheita este ano.
Em declarações, domingo, à Rádio de Cabo Verde (RCV), o presidente do SNPC, Renaldo Rodrigues, deu conta de que nas chuvas de sábado, as mais abundantes até agora registadas, foram registadas algumas situações de emergência.
A mais grave foi aquela que levou à morte de um indivíduo, na casa dos 30 anos, em São Martinho Grande, que foi arrastado pelas cheias, tendo o seu corpo sido encontrado sem vida numa área já bastante distante do local do acidente.
Referindo-se à situação, na cidade da Praia, Renaldo Rodrigues disse que “pelos registos que temos até ao momento, as chuvas não provocaram grandes estragos nas habitações”.
O responsável da Proteção Civil deu conta de pequenas inundações, tendo a mais crítica sido na zona da Várzea, onde os moradores tiveram água a entrar nas suas casas.
“Registámos também situações parecidas, em Safende e Jamaica, onde moradores acionaram a linha verde uma vez que havia água a entrar em suas residências”, acrescentou.
Entretanto, os agricultores, principalmente, os do interior da ilha de Santiago respiram de alívio e perspetivam um bom ano agrícola, com a queda das fortes chuvas, durante a noite de sexta-feira e de todo o dia de sábado.
Os agricultores da ilha de Santiago, a maior e a mais populosa do arquipélago, estavam com receio de perder a sementeira, nalguns casos pela terceira vez.
-0- PANA CS/IZ 07set2020