Deposto Presidente sudanês comparece em triibunal na próxima semana
Cartum, Sudão (PANA) – O deposto Presidente sudanês, Omar el-Bechir, será julgado diante dum tribunal na próxima semana, por corrupção e posse ilegal de divisas, anunciou o Governo sudanês.
O procurador sudanês, Waleed Sidhamed, declarou, sábado, durante uma conferência de imprensa que o inquérito sobre El-Bechir será concluído, como as acusações movidas contra este últimocontra ele.
Também são objeto das mesmas acusações, principalmente as de desvio de bens imobiliários, como prédios, 41 ex-próximos colaboradores de El-Bechir.
No Sudão, terrenos e bens imobiliários são considerados como um sinal de riqueza no Sudão, portanto, pessoas donas de mais terras nas zonas urbanas são consideradas as mais ricas do país.
Pouco antes da destituição do Governo de El-Bechir, a 11 de abril, a imprensa local divulgou nomes e processos de centenas de parcelas de terra pertencentes a altos funcionários do Governo, na cidade de Cartum e na sua periferia.
Algumas possuem pelo menos 100 parcelas de terra cada, todas registadas em seus nomes, mas ainda resta a demonstrar que as mesmas foram adquiridas ilegalmente, indica-se.
Observadores afirmam que o procurador parece evitar acrescentar uma cor política ao julgamento, o que, a seu ver, significaria evitar incriminar pessoas de filiação política e grupos revolucionários sudaneses, as Forças para a Libertação e Mudança, que se revoltaram contra El-Bechir e ajudaram o Exército a derrubá-lo por razões políticas.
Quando, El-Bechi comparecer diante do tribunal, será o seu primeiro aparecimento público, desde a sua destituição em abril de 2019.
-0- PANA MO/RA/MTA/BEH/IBA/MAR/DD 16junho2019