Dengue faz 214 mortos no Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - CInquenta mil e quatrocentos e setenta e oito casos suspeitos de dengue foram notificados de 1 de janeiro a 15 de outubro de 2023, incluindo 25.502 casos prováveis e 214 mortes, anunciou quarta-feira à noite o Ministério da Saúde.
Num relatório do Conselho de Ministros, o Ministério indica que, só no período de 9 a 15 de outubro de 2023, foram diagnosticcados 10.117 casos suspeitos, incluindo 4.377 prováveis e 48 óbitos.
Em relação à chikungunya, de 6 de setembro a 8 de outubro de 2023, o acumulado de casos confirmados é de 207.
Os casos confirmados notificados para esta doença, de 9 a 15 de outubro de 2023, perfazem 75, sem nenhuma morte.
Em relação à situação epidemiológica, das 13 regiões do Burkina Faso, a região Centro regista o maior número de casos suspeitos de dengue, seguida pela região de Hauts-Bassins.
Para facilitar o diagnóstico e o atendimento aos pacientes, o Ministério da Saúde e Higiene Pública decidiu tornar gratuitos os testes rápidos de rastreio nos estabelecimentos de saúde públicos.
Convidou as pessoas a irem lá para um tratamento eficaz desta doença.
Para controlar a situação epidemiológica, estão a ser realizadas outras ações, nomeadamente a formação do pessoal de saúde, o reforço das capacidades das estruturas de saúde em termos de testes rápidos de rastreio e a continuação das operações de pulverização intradoméstica e espacial em Bobo-Dioulasso (segunda cidade do país) e Ouagadougou (a cidade capital do país), informou o Ministério burkinabe da saúde.
-0- PANA TNDD/JSG/SOC/ MAR/DD 20out2023