Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - No total, 116 membros do gabinete político do Movimento Popular para o Progresso (MPP), o antigo partido no poder no Burkina Faso, dos quais vários ex-ministros anunciaram a sua demissão desta formação política.
O comunicado que anunciou a demissão foi assinado pelo antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, Alpha Barry, porta-voz dos demissionários
Entre eles figuram, Bachir Ismaël Ouédraogo, ex-ministro da Energia, Minas e Carreiras, Madiara Sagnon, antigo vice-ministro encarregue da Descentralização e cinco ex-deputados.
Os demissionários comprometeram-se a lançar uma nova formação política, de acordo com os observadores políticos interrogados pela PANA.
Não se trata da primeira onda de demissões no seio do partido de Kaboré desde a sua destituição a 24 de janeiro último por um golpe de Estado.
Na data de 21 de janeiro último, já 46 membros do gabinete político nacional do MPP se demitiram para criar um novo partido denominado o Partido Pan-africano para a Salvação (PPS).
-0- PANA TNDD/JSG/FK 22set2022