Agência Panafricana de Notícias

Demissão do primeiro-ministro líbio de transição refutada

Tripoli Líbia (PANA) – O Gabinete do primeiro-ministro líbio qualificou, quinta-feira, de «infundadas» as informações publicadas na imprensa anunciando a demissão do primeiro- ministro de transição, Abdel Rahim Al-Kib.

Segundo a Agência líbia de notícias, citando um resposável do Gabinete do primeiro-ministro, este último continua a exercer suas funções enquanto chefe do Governo.

O porta-voz oficial do Congresso Nacional Geral (CNG, Parlamento), a mais alta autoridade do país, afirmou a esse respeito que o Governo de transição cessante, cuja missão chegou ao seu fim segundo a Constitução, é ainda o Executivo legal que despacha asssuntos correntes.

Este Governo dirigido por Abdel Rahim Al-Kib benefica do apoio do CNG, segundo a mesma fonte.

Observou-se somente após longas discussões,que o Congresso optou pelo diálogo e consulta entre coligações políticas e independentes no seio do Parlamento pela escolha do primeiro- ministro entre vários candidatos.

O Congresso havia antes rejeitado duas propostas de Governo, de 26 e de 10 membros sobmetidas pelo primeiro-ministro eleito,Moustapha Abou Chagour, ao país num vázio político.


-0- PANA AD/IN/DIM/ 11 outubro 2012