Agência Panafricana de Notícias

Demissão do presidente do Senado rwandês

Kigali, Rwanda (PANA) – O presidente do Senado rwandês, Jean Damascène Ntawukuliryayo, considerado como um importante homem político no seio do Partido Social Democrata (PSD), demitiu-se do seu posto que ocupava desde 2010, invocando razões pessoais.

Segundo uma fonte oficial esta quarta-feira, Ntawukuliryayo continuará, no entanto, a integrar a Alta Câmara do Parlamento rwandês enquanto senador ordinário sob a bandeira da sua formação política.

A sua demissão coincide com o anúncio de várias novas nomeações no seio do Governo, nomeadamente o do novo primeiro-ministro Anastase Murekezi, igualmente membro do PSD.

Farmacêutico de profissão, Ntawukuliryayo foi candidato derrotado nas eleições presidenciais de 2010 que culminaram na vitória do Presidente Paul Kagamé, da Frente Patriótica Rwandesa (FPR, no poder).

Ele ocupou antes diferentes postos no seio da alta hierarquia política deste país da África Central como presidente do Parlamento rwandês e depois ministro da Educação e das Infraestruturas e, finalmente, da Saúde antes de ser propulsado a presidente do Senado.

-0- PANA TWA/IS/FK/IZ 17set2014