Agência Panafricana de Notícias

Demissão do ministro maurício das Tecnologias de Informação e Comunicação

Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) - O ministro maurício das Tecnologias de Informação, Comunicação e Inovação (TIC), Pravind Jugnauth, demitiu-se esta quarta-feira, soube a PANA de fonte oficial.

Pravind Jugnauth entregou a sua carta de demissão à Presidente da República, Ameenah Gurib-Fakim, depois de acusado de "conflito de interesse" por um tribunal de Port-Louis relativo à venda ao Estado, em 2011, de uma clínica médica, onde sua irmã é acionista.

Jugnauth, de 53 anos de idade e filho do primeiro-ministro, Anerood Jugnauth, foi ministro das Finanças quando a clínica foi comprada por 144 milhões de rupias (cerca de quatro milhões e 100 mil dólares americanos) pelo Estado.

Argumentou diante o tribunal não ter participado nas deliberações do conselho de ministros quando a compra da clínica estava a ser discutida, mas que assinou como ministro das Finanças, o cheque para esta transação.

O tribunal detetou, neste ato, um conflito de interesse, pois, frisou, o ministro demissionário sabia muito bem que a sua irmã era acionista na clínica.

O tribunal vai ouvir advogados de defesa amanhã quinta-feira, antes de ler o seu veredicto mas Jugnauth corre o risco de cumprir uma pena de 10 anos de prisão, segundo a lei anti-corrupção das ilhas Maurícias.

-0- PANA NA/DIM/DD 01julho2015