Bamako, Mali (PANA) O ministro das Minas, Energia e Águas do Mali, Lamine Seydou Traoré, apresentou quarta-feira (31 de Maio) a sua demissão ao primeiro-ministro Choguel Kokalla Maïga, que a aceitou na sexta-feira, anunciou um comunicado de imprensa da Primatura publicada na mesma sexta-feira.
Segundo um decreto do Presidente da Transição, o coronel Assimi Goïta, o ministro da Economia e Finanças, Alousséni Sanou, assume agora cumulativamente as suas funções iniciais e as do ministro cessante, indica a mesma fonte.
O comunicado de imprensa refere que o coronel Assimi Goïta e Choguel Kokalla Maïga agradeceram ao ministro demissionário "pelo trabalho realizado" e "formularam o desejo de que continue a colocar a sua experiência ao serviço do Mali".
Há meses que Lamine Seydou Traoré é alvo de fortes críticas por parte dos cidadãos do Mali, devido às dificuldades no fornecimento de electricidade e água em todo o país.
Situação que tem sido fortemente denunciada pelas populações através de manifestações em várias regiões, nomeadamente em Mopti (Centro), Gao (Norte) e Nara (Oeste).
Nas redes sociais, os apelos à sua renúncia multiplicaram-se a ponto de lhe valer um pedido público de desculpas ao povo do Mali através de uma mensagem televisiva dias atrás.
-0- PANA GT/IS/SOC/MAR 04 junho2023