Agência Panafricana de Notícias

Demissão de presidente da Câmara de São Vicente

Praia, Cabo Verde (PANA) – A primeira mulher eleita presidente duma Câmara Municipal em Cabo Verde, Isaura Gomes, apresentou esta terça-feira a sua renúncia ao cargo, alegando motivos de saúde, soube a PANA de fonte oficial.

Isaura Gomes, que apresentou o pedido de demissão na cidade do Mindelo ao presidente da Assembleia Municipal local, João Gomes, foi eleita presidente da Câmara de São Vicente, o segundo maior município cabo-verdiano, em março de 2004.

Na altura, a ex-autarca disputou o cargo como candidata independente, mas com o apoio do Movimento para a Democracia (MpD), principal partido da oposição em Cabo Verde.
Isaura Gomes voltou a ser reeleita em maio de 2008, desta vez como candidata oficial do MpD, partido a que aderiu e se tornou numa das principais dirigentes.

Ela será substituída na presidência da Câmara de São Vicente pelo seu adjunto, Augusto Neves, também do MpD.

Numa mensagem escrita dirigida aos munícipes, ela diz que quase desde o início deste segundo mandato a sua saúde não lhe tem permitido “cumprir cabalmente” com a sua função e “prosseguir com total envolvimento pessoal os objetivos” a que se comprometeu “perante o povo de São Vicente”.

A autarca, que foi várias vezes apontada como potencial candidata do MpD às eleições presidenciais de agosto próximo, disse acreditar “profundamente” que pode recuperar a “boa saúde” e voltar a dar, “num futuro próximo”, a sua contribuição pessoal em prol do desenvolvimento de São Vicente e de Cabo Verde.

A decisão de Isaura Gomes surge a menos de um ano das eleições autárquicas em Cabo Verde e não implica, até lá, a realização de eleições antecipadas, uma vez que já se está no período de 12 meses em que a lei impede a sua organização.

No entanto, o presidente do MpD, Carlos Veiga, considerou “justificada” a renúncia de Isaura Gomes, já que foi por “razões de saúde”.

“Neste momento, só posso dizer que estamos muito solidários com a Dra. Isaura”, salientou Carlos Veiga, desejando que a presidente cessante recupere a saúde, já que “tem muito para dar a São Vicente e a Cabo Verde”, enfatizou.

O líder do MpD afirmou ainda que o seu partido está “tranquilo” quanto ao normal funcionamento da Câmara de São Vicente e lembrou que a atual equipa camarária tem conseguido, nas ausências de Isaura Gomes, suprir as necessidades e agir em função daquilo que a câmara tinha em termos do cumprimento dos objetivos propostos.

-0- PANA CS/TON 24 maio 2011