Agência Panafricana de Notícias

Delegações líbias prosseguem negociações em Marrocos

Tripoli, Líbia (PANA) -Os presidentes da Câmara dos Representantes da Líbia (Parlamento), Aguila Salah, e do Alto Conselho de Estado, Khaled al-Mechri, reúnem-se esta quinta-feira, em Marrocos, na presença de Stephanie Williams, representante especial do Secretário-Geral da ONU.

Este encontro foi agendado para finalizar as sessões do diálogo interlíbio sobre as nomeações para cargos de soberania.

Khaled al-Mechri e Aguila Salah chegam a Marrocos esta quarta-feira", enquanto a enviada especial da ONU é esperada quinta-feira, dia do início das conversaçoes, segundo um membro do Conselho de Estado.

Abdessalam al-Safrani acrescentou, numa declaração terça-feira à noite, no canal privado de televisão "Líbia Al Ahrar", que uma parte da sua delegação chegou segunda-feira e outra terça-feira, juntamente com os deputados de Tobruk.

Marrocos acolheu recentemente a primeira ronda de diálogos entre os deputados da Assembleia Tobruk e o Alto Conselho de Estado, durante a qual as duas partes chegaram a um acordo sobre os critérios e mecanismos de nomeação para cargos de soberania.

Ao mesmo tempo, a 9 de setembro, as consultas realizadas em Montreux, Suíça, sob os auspícios das Nações Unidas, terminaram com recomendações dos participantes independentes e representantes dos partidos políticos.

.

Estabeleceu assim "uma fase preliminar de uma solução global, centrada principalmente na realização de eleições parlamentares e presidenciais, na reestruturação do poder executivo e na sua transferência temporária para Sirte, num prazo máximo de 18 meses".

Por seu lado, a Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) anunciou, a 12 de setembro, que iria lançar os preparativos necessários para o reinício do Fórum de Conversações políticas líbias inclusivas, previsto para meados de outubro próximo".

Na altura, a MANUL explicou que a decisão foi tomada "com base em consultas na Suíça e em Marrocos, e após semanas de intensas discussões com as principais partes líbias e internacionais".

-0- PANA BY/JSG/DIM/IZ 30set2020