Delegação sudanesa em Juba para negociações de paz com rebeldes
Cartum, Sudão (PANA) - Uma delegação de alto nível do Governo sudanês, encabeçada por um alto funcionário do Conselho Soberano, está desde domingo, em Juba, capital do Sul do Sudão, para conversações de paz com líderes do movimento rebelde sudanês.
A delegação do Governo é chefiada pelo general Mohamed Hamdan Daglo, que contactou imediatamente o Presidente sul-sudanês, Salva Kiir, à sua chegada, para o informar.
O Presidente Kiir disse que a paz continua a ser um objetivo comum para o Sudão e o Sudão do Sul e que ele está confiante em que a reunião sudanesa em Juba chegará a um acordo final desta vez.
Segundo um porta-voz do Governo sul-sudanês, Tut Galwak, foram concluídos os preparativos para o início das negociações, na segunda-feira, considerando-se imperioso que ambas as partes sudanesas restaurem uma paz duradoura e global no seu país.
A sessão de abertura foi presidida pelo Presidente do Conselho Soberano Sudanês, general Abdul-Fattah Al-Burhan, chegado a Juba segunda-feira, numa cerimónia à qual foram convidados os líderes do Quénia, do Uganda e da Etiópia.
Movimentos das Montanhas Núbias, do Nilo Azul e das regiões de Darfur participam nas negociações.
Segundo o primeiro-ministro Abdullah Hamdouk, a paz continua a ser a principal prioridade do Governo e este espera fazer progressos decisivos, nos primeiros 100 dias.
O chefe do Governo sudanês disse no seu primeiro comunicado de imprensa que a obtenção da paz e a retirada do nome do Sudão da lista de Estados considerados patrocinadores do terrorismo internacional continua a ser uma grande preocupação para que o país possa ultrapassar as suas dificuldades económicas.
A delegação de alto nível do Governo inclui membros do Conselho Soberano, como os generais Shams-Eddin Kabbashi, Yasser Al-Atta, Mohamed Hassan Al-Taayeshi e Mohamed Al-Fekki Suleiman.
É também integrada pelo ministro da presidência do Conselho de Ministros, Omer Manis, pelo ministro do Governo Federal, Yusuf Adam Al-Dhay, e pelo presidente da Comissão de Paz, Suleiman Adan Debello.
-0- PANA MO/MA/NFB/TBM/CJB/IZ 15out2019