Agência Panafricana de Notícias

Delegação parlamentar da UE pede respeito de calendário eleitoral na RD Congo

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A delegação do Parlamento Europeu em visita de trabalho à RD Congo avistou-se quarta-feira com o primeiro-ministro congolês, Matata Ponyo Wapon, antes de ser recebido pelo primeiro vice-presidente do Senado congolês, Mokolo Wa Mpombo, segundo um comunicado oficial europeu transmitido à imprensa em Bruxelas.

Durante estas discussões, os deputados europeus insistiram no respeito do calendário fixado no quadro do processo eleitoral congolês, indica o comunicado.

"A RDC é estratégica para a estabilidade da região dos Grandes Lagos e de África para criar um cordão sanitário contra o progresso do terrorismo e do fundamentalismo islâmico que se propaga perigosamente no continente", sublinhou Gianni Pittella, chefe da delegação parlamentar europeia, acrescentando que "a luta contra a corrupção deve ser reforçada para que o desenvolvimento económico seja duradouro e beneficiar a toda a população".

Além disso, a delegação anotou com satisfação o interesse manifestado pelas autoridades congolesas para lutar contra "o tráfico ilícito de minérios de sangue, cuja exploração selvagem e desumana deve ser reprimida", indicou o comunicado.

A delegação parlamentar europeia vai deslocar-se sexta-feira para Bukavu, na província do Kivu, onde poderá visitar as explorações mineiras.

-0-PANA AK/BEH/MAR/TON 09abril2015