Delegação ministerial maliana visita Mauritânia
Bamako, Mali (PANA) - Uma importante delegação maliana liderada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Abdoulaye Diop, encontra-se, desde terça-feira, em Nouakchott, para transmitir uma mensagem do Presidente da Transição do Mali, o coronel Assimi Goita, soube a PANA de fonte oficial.
De acordo com a mesma fonte, a delegação, chefiada pelo mjnistro maliano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internaciinal, Abdoulaye Diop, foi acolhida no aeroporto internacional de Nouakchott pelo ministro mauritano dos Negócios Estrangeiros, Ismael ould Cheikh Ahmed.
A comitiva ficará na Mauritânia dois dias durante os quais se reunirá com o Presidente mauritano, Mohamed Ould Cheikh Ghazouani.
Fontes próximas do dossiê ligam esta visita ao desenvolvimento da crise entre o Mali e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e aos protestos das autoridades malianas contra sanções impostas por esta última ao país.
A visita deverá permitir à delegação maliana discutir com as autoridades mauritanas sobre as vias e os meios suscetíveis de favorecer o abastecimento do Mali com produtos de primeira necessidade, entre outros, através do porto da Mauritânia, país não membro da CEDEAO.
A Mauritânia, que mantém as relações profundas e multiforme com o Mali, alberga cerca de 65.000 refugiados malianos no leste do seu território, segundo a mesma fonte.
A delegação maliana esteve na Guiné Conakry, onde foi recebido pelas autoridades da transição, nomeadamente o chefe do Estado guineense, o coronel Mamady Doumbouya.
Segundo um comunicado final sobre a conclusão da visita à Guiné Conkary, os Malianos e os Guineenses debateram questões atinentes à segurança, livre circulação de pessoas e mercadorias, o reforço da parceria estratégica, mas também a cooperação durante os períodos da transição em que se encontram os dois países.
-0- PANA GT/JSG/SOC/FK/DD 19jan2022