Agência Panafricana de Notícias

Delegação do Conselho de Segurança das Nações Unidas na RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) - Uma delegação do grupo de trabalho do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o futuro das crianças em tempo de conflito armado encontra-se desde 30 de novembro último na República Democrática do Congo (RDC).

A informação consta de um comunicado da Missão da ONU para a Estabilização na RDC (MONUSCO), transmitido quinta-feira à PANA.

Esta comitiva, liderada pela representante permanente do Luxemburgo nas Nações Unidas, Sylvie Lucas, tem por missão trocar opiniões sobre os progressos realizados bem como os desafios a enfrentar com diferentes partes congolesas, nomeadamente representantes do Governo e responsáveis da MONUSCO.

Mais de mil e 250 crianças foram diretamente afetadas pelas violências no decurso de 2014 na RD Congo, tendo sido abatidas, recrutadas pelos grupos armados, maltratadas ou submetidas a violências sexuais por protagonistas do conflito.

Milhares de outras estão afetadas por ataques contra escolas e hospitais que põem em perigo a sua educação e a sua saúde.

A delegação do CS da ONU integra representantes delegados pelas missões permanentes da Austrália, dos Estados Unidos, de França, da Grã-Bretanha, da Lituânia, da Nigéria e do Rwanda junto das Nações Unidas.

-0- PANA BB/TBM/SOC/FK/DD 5dez2014