Delegação de empresários franceses esperada no Mali
Paris, França (PANA) – Uma delegação de Patrões Franceses do Conselho de Empresas França-África Ocidental do MEDEF-Internacional inicia nesta segunda-feira uma visita de trabalho a Bamako, a capital maliana, para trocar opiniões com autoridades e o setor malianos sobre oportunidades de negócios no país, soube a PANA de fonte oficial no local.
"Com um bom crescimento económico contínuo há alguns anos, o Mali perdura nos seus esforços de estabilização da situação política e de relançamento económico, mas continua submetido a grandes riscos, nomeadamente problemas climáticos e de segurança, bem como à flutuação dos preços das matérias-primas”, explicou a organização patronal francesa.
A missão liderada por Bruno Mettling, presidente da Orange Middle East & Africa, em parceria com o Business France, prevê reunir-se com o primeiro-ministro maliano e os membros do Governo maliano.
Também se avistará com grandes empresas malianas, parceiros privilegiados, os grandes doadores de fundos bilaterais e multilaterais e a comunidade francesa de homens de negócios instalada no local.
Os empresários franceses e o setor privado maliano vão discutir para reforçar os laços de cooperação a fim de modernizarem a agricultura e o setor agrícola, desenvolvendo nomeadamente a transformação de produtos agrícolas no Mali, os setores da energia, da água e das infraestruturas.
O encontro versará igualmente sobre a estratégia "Mali Digital de 2020" que promove a segurança digital e a desmaterialização dos serviços públicos.
O Mali, indicam fontes económicas francesas, concentra 3,3 por cento das exportações francesas na região África-Oceano Índico.
A França é a segunda fornecedora do país diante do Senegal e da Côte d’Ivoire.
Dezasseis empresas francesas estão implantadas no Mali, incluindo sucursais do banco francês BNP-Paribas, da petrolífera Total e do laboratório farmacêutico Laborex.
-0- PANA BM/TBM/FK/DD 9fev2020