Agência Panafricana de Notícias

Delegação da Noruega inicia visita de dois dias a Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - A secretária de Estado norueguesa da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento da Noruega, Ingrid Fiskaa, chefia uma delegação do seu país que iniciou, esta segunda-feira, uma visita oficial de dois dias, no quadro do reforço das relações de amizade e cooperação entre os dois países, apurou a PANA na cidade da Praia de fonte oficial.

Durante a visita, a delegação manterá encontros com o secretário de Estado cabo-verdiano dos Negócios Estrangeiros e outros membros do Governo das áreas dos Recursos Marinhos, do Turismo, da Indústria e Energia, da Juventude, do Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, do Ambiente, da Habitação e Ordenamento do Território e da Justiça.

O último dia da visita será assinalado com a passagem pelo Porto da Praia do navio de investigação norueguês “Fridtjof NANSEN”, que se encontra atualmente numa campanha de sondagem acústica e de avaliação de recursos pesqueiros em Cabo Verde, no âmbito de um projeto regional.

As relações bilaterais entre Cabo Verde e a Noruega, que datam de Junho de 1977, tiveram no passado (década 80-90), maior projeção sobretudo na área das Pescas, fundamentalmente, através da cooperação multilateral por intermédio da Organização Marítima Internacional (OMI).

Nesse período, a cooperação bilateral traduziu-se na concessão de ajuda alimentar , no fornecimento de equipamentos para o Porto Grande de S. Vicente, no financiamento do ex-Centro de Formação Náutica do Mindelo e na formação de administradores marítimos e inspectores de navegação, entre outras ações.

Atualmente, a nível multilateral, a Noruega contribui para o financiamento do Programa "ONE UN" em Cabo Verde através do mecanismo de multidoadores (Sistema das Nações Unidas).

Uma fonte diplomática cabo-verdiana sublinha ainda que a Noruega tem sido igualmente um parceiro exemplar na iniciativa sub-regional entre Cabo Verde e outros cinco países da África Ocidental (Mauritânia, Senegal, Gâmbia, Guiné-Bissau e Guiné-Conackry) no processo de extensão da Plataforma Continental para além das 200 milhas mediante disponibilização de assistência técnica e financeira.

-0- PANA CS/IZ 06junho2011