Delegação da NASA visita África do Sul
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - Uma delegação de representantes da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) encontra-se na África do Sul para fiscalizar a construção de um local de exploração lunar, soube a PANA de fonte oficial.
A NASA planeja enviar a primeira mulher e a primeira pessoa negra à lua em 2025, disse a fonte, achando "provável" que este projeto seja adiado.
Trata-se de um projeto multimilionário a ser construído perto da cidade de Matjiesfoentien para permitir comunicações do programa lunar Artemis da NASA.
A NASA está a construir três destas instalações de comunicação em todo o mundo a fim de garantir a comunicação constante com a espaçonave.
Destinada a explorar ainda mais a superfície lunar, a missão recolherá informações para uma posterior viagem ao planta Marte, como espera a NASA.
“Vamos colaborar com parceiros comerciais e internacionais, e estabelecer uma primeira presença de longo prazo na Lua”, diz o website da NASA sobre a missão Artemis.
Em 1960, a mesma instituição realizou uma estação de rastreio em Hartebeeshoek, perto da cidade de Joanesburgo (a capital económica sul-africana), que retransmitia comunicações da espaçonave para o centro de controlo da mesma em Houston (Estados Unidos)de América.
-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/MAR/DD 31julho2023