Agência Panafricana de Notícias

Delegação da COI tenta mediação na crise política em Madagáscar

Paris- França (PANA) -- Uma delegação da Comissão do Oceano Índico (COI) chefiada pelo secretário de Estado francês para a Cooperação e Francofonia, Alain Joyandet, devia reunir-se à noite em Antananarivo, capital malgaxe, com o Presidente de Madagáscar, Marc Ravalomanana, no quadro do conflito entre ele e seu opositor, o presidente da Câmara Municipal de Antananarivo, Andy Rajoelina.
A mesma delegação avistar-se-á quinta-feira com Rajoelina que acusa Ravalomanana de "atitudes ditatoriais e violações da liberdade de expressão".
"Viemos aqui para nos encontrar com os dois campos e avaliar a situação exacta antes de procurarmos qualquer solução para a crise", declarou à PANA um membro da delegação francesa contactado por telefone em Madagáscar.
"É normal que os vizinhos de Madagáscar sejam os primeiros a intervir a fim de ajudar a resolver a crise.
Quando há uma crispação é a família e os vizinhos que intervêm em primeiro lugar.
França participa nesta mediação enquanto país membro da COI", precisa o secretario de Estado francês para a Cooperação e Francofonia.
Mais de uma centena de pessoas morreram desde 26 Janeiro ultimo, data da primeira manifestação organizada a pedido do presidente da Câmara Municipal de Antananarivo que se autoproclamou presidente da Alta Autoridade de Transição".
A União Africana (UA) e as Nações Unidas apelaram às duas partes para a moderação antes de enviarem emissários ao local.