Delegação da CEDEAO visita Presidente Keita em Bamako
Bamako, Mali (PANA) - Uma delegação da CEDEAO, liderada pelo ex-Presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, encontrou-se sábado em Bamako, com o deposto Presidente maliano, Ibrahima Boubacar Keita que "está muito bem", soube-se fonte oficial.
A delegação da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) está em Bamako desde sábado, no quadro da crise política prevalecente, no Mali, onde os militares tomaram o terça-feira.
De acorodo com a mesma fonte, a comitiva de Jonathan avistou-se primeiro com os líderes do Comité Nacional de Salvação do Povo (CNSP), a Junta atualmente no poder, antes de visitar Keita, que foi forçado pelos militares a demitir-se.
O encontro com os responsáveis do CNSP, liderado pelo coronel Assimi Goïta, decorreu nas instalações do Ministério, em Bamako, capital maliana.
Esta é a quarta missão de mediação de Goodluck Jonathan, no Mali, desde junho de 2020, início da crise política neste país da África Ocidental.
À sua chegada, e declarou-se confiante e disse esperar discussões que permitirão culminar em “alguma coisa de positivo para o país, para a CEDEAO e para a comunidade internacional”.
Segundo o seu programa, a delegação da CEDEAO encontra-se este domingo com os embaixadores no Mali dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas (França, Estados Unidos, Rússia, Reino Unido e China).
Na sequência de uma cimeira extraordinária por visioconferência, realizada quinta-feira, três dias após o golpe de Estado que derrubou o Presidente Ibrahim Bouabacar Keita, a a organização sub-regional anunciou o envio “imediato” de uma delegação para Bamako, lembre-se.
"Pedimos o restabelecimento do Presidente Ibrahim Boubacar Kéita enquanto Presidente da República e o regresso imediato à ordem constitucional”, declarou o chefe de Estado nigerino, Mahamadou Issoufou, presidente em exercício da CEDEAO, no final da cimeira virtual.
-0- PANA GT/BEH/FK/IZ 23agosto2020