Delegação da CEDEAO esperada na Guiné Conakry
Conakry, Guiné (PANA) - Uma delegação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), liderada pelo presidente da sua Comissão, Jean-Claude Kassi Brou, é esperada nesta quinta-feira em Conakry para uma visita de trabalho de 72 horas, soube a PANA de fonte bem informada.
Esta visita do presidente da Comissão da CEDEAO, explica a mesma fonte, visa dialogar com as autoridades da transição sobre apoios técnicos da organização a este processo político iniciado desde o golpe de Estado mikitar de 5 de setembro último contra o então regime do Presidente da República, Alpha Conde.
Desde o golpe de Estado, cometido por uma junta mlilitar liderada pelo coronel Mamady Doumbouya, contra Alpha Condé, a CEDEAO multiplicou missões em Conakry para convencer o novo homem do país a libertar este último e organizar eleições naoum prazo de seis meses.
No rescaldo de uma primeira visita dos emissários da CEDEAO junto aos novos mestres da Guiné, os Chefes de Estado do Gana, Nana Akuffo-Addo, e da Cõte d'Ivoire, Alassane Outtara, efetuaram uma visita de trabalho de algumas horas à Guiné, mas sem grande sucesso.
O novo primeiro-ministro guineense, Mohamed Béavogui, visitou recentemente o Gana onde se encontrou com o atual presidente da CEDEAO, o chefe de Estado ganense.
Os embaixadores da CEDEAO acreditados na Guiné, que tinham boicotado, a 1 de outubro corrente, a cerimónia de investidura do coronel Doumbouya, responderam recentemente a um convite deste último para uma reunião, durante a qual lhes deu uma explicação abrangente sobre as razões profundas da tomada de poder pelo Comité Nacional da Reunião para o Desenvolvimento (CNRD), a junta militar.
-0- PANA AC/JSG/SOC/DIM/DD 28outubro2021