Agência Panafricana de Notícias

Delegação da CEA esperada no Burundi para averiguar atos de violência pré-eleitoral

Dar-es-Salaam, Tanzânia (PANA) – Uma delegação da Comunidade Económica dos Estados da África Oriental (CEA) é esperada no Burundi para verificar factos ligados a atos de viol~encia pré-eleitoral neste país, soube-se de fonte diplomática em Dar-es-Salaam.

De acordo com um comunicado do ministério tanzaniano da Cooperação Internacional e Negócios Estrangeiros, Bernard Membe, que não deu mais detalhes, este último recebeu a sua homóloga burundesa, Laure Kavakure, que se encontra desde domingo último na Tanzânia.

O Burundi é um país-membro da CEA, que também integra a Tanzânia, que atualmente assume a presidência rotativa da organização, o Rwanda, o Quénia e o Uganda.

Em consequência das violências pré-eleitorais, o chefe da diplomacia tanzaniana declarou que mil e 852 requerentes de asilo provenientes do Burundi chegaram à província de Kigoma situada no oeste do mesmo país em busca de refúgios.

Um certo número destes refugiados atravessaram o lago Tanganyika em direção ao porto tanzaniano de Kigoma, enquanto outros atravessaram a fronteira comum com a Tanzânia a partir de diferentes pontos de entrada.

Por enquanto, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Tanzânia declarou ter-se já encontrado com mil e 252 pessoas das quais estes requerentes de asilo com vista a identificá-las antes de as transportar para o campo de refugiados de Nyarugusu situado no distrito de Kasula, na mesma localidade, no noroeste da Tanzânia.

-0- PANA AR/VAO/BAD/TBM/SOC/FK/DD 05maio2015