Delegação da CAF conclui visita na Guiné em previsão do CAN 2025
Conacri, Guiné (PANA) - Uma importante missão de inspeção da Confederação Africana de Futebol (CAF) deixou quarta-feira a Guiné depois de se reunir com ministros e membros do Comité Organizador local do Campeonato Africano das Nações (CAN) 2025, soube a PANA de fonte desportiva.
Realizou uma avaliação de campo na perspetiva da organização da 35.ª edição do CAN 2025, atribuída à Guiné em 2014.
Liderada por um Mauritano, Ahmed Yayha, a delegação da CAF visitou sucessivamente o Estádio de 28 Setembro (25.000 lugares), que existe há mais de 50 anos, e que será modernizado e ampliado, no mesmo contexto.
Também passou pelo Estádio General Lansana Conté, em Nongo (50.000 lugares), sito na cidade capital, mas que ainda não foi homologado.
A delegação da CAF, cuja estadia começou sexta-feira última, visitou também locais de obras em Kankan (Alta Guiné) e Boké (Guiné Marítima) para verificar o início efetivo destes trabalhos, nomeadamente infraestruturas aeroportuárias, hoteleiras, rodoviárias, entre outras.
O Presidente da Transição na Guiné, o coronel Mamadi Doumbouya, entregou 30.000.000 dólares americanos ao Comité Organizador do CAN 2025 (COCAN).
Pesem embora as declarações das autoridades públicas, que repetem, tanto quanto possível, que a organização do CAN é “uma questão de honra”, vários observadores dizem que a Guiné não estão em condições de organizar esta edição, devido “a um grande atraso" observado em todas as áreas.
-0- PANA AC/JSG/MAR/DD 15junho2022