Delegação americana de alto nível esperada na África do Sul, Angola, Gabão e França
Washington, DC, Estados Unidos (PANA) - Uma delegação de alto nível dos Estados Unidos, chefiada pela secretária de Estado adjunta, Wendy Sherman, visitará a África do Sul, Angola, o Gabão e França, de 2 a 7 de maio próximo, anunciou o Departamento de Estado norte-americano.
De acordo com uma nota de imprensa, juntar-se-á a esta comitiva secretária de Estado adjunta para os Assuntos Africanos, Molly Phee, e a diretora sénior do Conselho de Segurança Nacional para África, Dana Banks.
Na África do Sul, Sherman viajará para a cidade do Cabo, Joanesburgo e Pretória (capital do país), de 2 a 4 de maio, devendo, na mesma ocasiâo, reunir-se com o vice-ministro sul-africano das Relações Exteriores, Alvin Botes, e outros altos funcionários do Governo para discutir a cooperação contínua entre os Estados Unidos e a África do Sul.
O encontro versará sobre aspetos atinentes à paz e segurança global e regional, ao comércio e investimento, à infraestrutura sustentável, segurança sanitária e crise climática.
Ela vai reunir-se com líderes empresariais e empresários para discutir o reforço da importante relação comercial e de investimento entre os Estados Unidos e a África do Sul.
A secretária de Estado Adjunta também apresentará o Prémio Internacional Mulheres de Coragem durante uma discussão com mulheres líderes que promovem os direitos humanos para comunidades marginalizadas.
Sherman viajará então para Luanda, Angola, de 4 a 5 de maio, para se encontrar com o Presidente anoglano, João Lourenço, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Tete Antonio, e outros altos funcionários do país para abordar assuntos de interesses comuns.
Destes assuntos constam a cooperação regional em segurança e defesa, a prosperidade económica, a boa governação, o apoio ao esforço de vacinação contra a covid-19 em Angola, a cooperação na aplicação comum do direito marítimo, bem como desafios económicos e climáticos na bacia atlântica.
De 5 a 6 de maio, a vice-secretária de Estado americano deslocar-se-á a Libreville, no Gabão, onde se reunirá com o Presidente gabonês, Ali Bongo Ondimba, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Michael Moussa-Adamo, e a a ministra da Defesa, Félicité Ongouori Ngoubili.
Da agenda constam questões relacionadas com as suas prioridades comuns, incluindo a promoção da proteção ambiental, o combate à crise climática e o reforço da cooperação em segurança.
Finalmente, a 7 de maio, o vice-secretário de Estado vai avistar-se, em Paris, na França, com altos funcionários europeus para discutir a coordenação da resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia, entre outros assuntos.
-0- PANA MA/NFB/JSG/SOC/MAR/DD 30abril2022