Agência Panafricana de Notícias

Défice da balança comercial atinge 8,9 porcento do PIB em 2016 na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) – O Banco Central da Tunísia (BCT) insistiu na necessidade dum “regresso rápido do défice da balança comercial a níveis controláveis”, considerando que “a inflação do défice comercial continua a sofrer cada vez mais pressões em relação à média da taxa de câmbio do dinar face às divisas fortes”.

O BCT indicou, num memorando publicado no seu site Internet, que o défice da balança comercial em 2016 atingiu 8,9 porcento do Produto Interno Bruto (PIB).

A instituição financeira defendeu um melhor controlo deste défice a médio prazo pela redinamização do setor das minas, fosfatos e derivados a um ritmo normal.

Recomendou também a aplicação duma nova política no domínio da energia pela diversficação das fontes energéticas graças à exploração das energias renováveis e à aceleração dos investimentos no setor das explorações, tendo em conta a diminuição, nos últimos anos, da produção de combustíveis.

Esta situação contribuiu de forma sensível para a deterioração do orçamento reservado à energia cujo défice se tornou estrutural.

-0- PANA AD/IN/BEH/FK/IZ 19fev2017