Agência Panafricana de Notícias

Défice comercial entre Nigéria e China atinge 5,48 biliões de dólares

Lagos- Nigéria (PANA) -- O défice comercial entre a China e a Nigéria em 2009 foi de 5,48 biliões de dólares americanos em detrimento da Nigéria, relatou quinta-feira o diário privado nigeriano Punch, citando o Cônsul-Geral da China em Lagos, Guo Kun.
No entanto, Kun indica que o volume de negócios entre os dois países passou para 6,37 biliões de dólares americanos em 2009, ao passo que as exportações da Nigéria para a China cresceram 76,3 porcento apesar deste enorme défice.
Guo atribuiu este défice à "diferença das estruturas económicas" entre os dois países.
Ele acrescentou que enquanto o setor fabril é o mais importante para a China, a indústica petroleira é o motor da economia da Nigéria.
Uma quantidade limitada de petróleo bruto está a ser actualmente exportada para a China, criando assim este desequilíbrio a nível das trocas, de acordo com o diplomata chinês.
As outras exportações da Nigéria para a China consistem em produtos agrícolas, matérias-primas têxteis e minerais, enquanto as importações provenientes da China são produtos industriais têxteis e ligeiros, bem como eletrodomésticos e produtos mecânicos.