Agência Panafricana de Notícias

Debate sobre pan-africanismo marca cinquentenário da OUA em Addis Abeba

Addis-Abeba, Etiópia (PANA) – Um grande debate sobre o "Panafricanismo e a Renascença Africana" e várias outras manifestações marcaram sábado, em Addis Abeba, a capital etíope, as celebrações do cinquentenário da criação, a 25 de maio de 1963, da Organização de Unidade Africana (OUA), transformada depois em União Africana (UA).

Numa dessas manifestações do programa oficial das celebrações, jovens de seis províncias da Etiópia, acompanhados por uma orquestra da Polícia Nacional, ofereceram, sábado de manhã, uma grande coreografia no Estádio Nacional.

Prestações musicais, artísticas e culturais fazem igualmente parte do programa, assim como um jogo de futebol opondo a Etiópia ao Sudão.

Em previsão destas celebrações, retratos de vários pais das independências africanas, entre os quais o Guineense Sekou Touré, o Tanzaniano Julius Nyerere, o Egípcio Gamal Abdel Nasser e o Etíope Haïlé Selassié, foram colocados na sala das plenárias da nova sede da UA, inaugurada em janeiro de 2012.

A celebração do cinquentenário da OUA/UA é seguida pela abertura, domingo, da 21ª cimeira dos chefes de Estado e de Governo da organização panafricana.

-0- PANA SEI/JSG/CJB/IZ 24maio2013