Dakar acolhe cimeira extraordinária da UEMOA sobre segurança
Bamako, Mali (PANA) – A capital senegalesa, Dakar, acolhe esta terça-feira uma cimeira extraordinária de chefes de Estado e de Governo da União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA) sobre a paz e segurança na sub-região, soube a PANA de fonte oficial, em Bamako.
O encontro vinha sendo preparado desde domingo no quadro de uma reunião ministerial e outra de alto nível, encerrada esta segunda-feira, na capital senegalesa.
Este último encontro, em que a delegação maliana foi chefiada pelo primeiro-ministro e ministro da Economia e Finanças, Boubou Cissé, acontece numa altura em que paira sobre a economia mundial o espetro de uma crise económica similar à de 2008.
A reunião agrupou vários chefes de Estado e de Governo da UEMOA, parceiros de desenvolvimento e direção do Fundo Monetário Interancional (FMI).
Os participantes abordaram os vários pontos da agenda em sete painéis consagrados a apostas ligadas ao desenvolvimento e à sustentabilidade da dívida.
Depois deste encontro, arranca terça-feira, no Centro Internacional de Conferências Abdou Diouf, em Diamniadio, a sessão extraordinária da conferência dos Chefes de Estado e de Governo da UEMOA sobre os mecanismos e estratégias para fazer face ao terrorismo nos países-membros da União.
Boubou Cissé participará nesta conferência extraordinária, em representação do Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Kéita, que está em Paris onde assistiu, segunda feira à tarde, às cerimónias de homenagem aos soldados franceses mortos, semana passada, na colisão de dois helicópteros da força francesa Barkane, que perseguia os djihadistas, em Ménaka, no norte do Mali.
Alguns países da UEMOA, como o Burkina Faso, o Mali e o Níger são alvos de ataques terroristas quase diários, que já fizeram centenas de mortos entre militares e civis, e milhares de deslocados.
-0- PANA GT/JSG/SOC/MAR/IZ 02dez2019