Agência Panafricana de Notícias

Daech controla fonte de bombagem de água de rio artificial no leste da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – A ala líbia de Daech (Estado Islâmico) tomou o controlo dum sistema de bombagem duma fonte de exploração de água do rio artificial, dependente da Autoridade de Investimento da Água do Rio Artificial em Sirtes (a 450 quilómetros a leste de Tripoli), anunciou esta segunda-feira uma fonte local.

« A organização Daech tomou o controlo do sistema duma fonte de água do rio artificial », precisou esta mesma fonte.

Agentes entre quadros e técnicos que trabalham nesta zona deixaram o trabalho por medo de Daech, exceto alguns que operam no reservatório de água de al-Gardhabia que lhe é contíguo, acrescenta-se.

Assim, a água do grande reservatório de al-Gardhabia esgotou-se completamente, enquanto o pequeno reservatório contém pequenas quantidades de água, sublinhou esta mesma fonte.

O rio artificial representa um sistema de canalização de água potável tirada a partir dos lençóis freáticos situados no interior do deserto líbio, drenando diariamente milhões de metros cúbicos através dos aquedutos gigantes que se estendem numa distância de milhares de quilómetros para fornecer água às aglomerações urbanas no norte do país onde se concentra a maioria da poulação e onde estão vastos domínios agrícolas.

-0- PANA BY/JSG/FK/DD 05out2015