Agência Panafricana de Notícias

Dadis Camara tranquiliza Kadafi sobre situação na Guiné-

Conakry Tripoli- Líbia (PANA) -- O líder da Junta militar no poder na Guiné-Conakry, capitão Moussa Dadis Camara, tranquilizou quarta-feira o líder líbio e presidente em exercício da União Africana (UA), Muamar Kadafi, sobre a situação social e política no seu país.
Durante uma conversa telefónica quarta-feira à noite, Dadis Camara garantiu ao seu interlocutor que a situação actual na Guiné-Conakry é "calma e reina a segurança", segundo uma fonte oficial líbia.
"O que está circular no estrangeiro é apenas propaganda colonialista visando a ingerência nos assuntos internos da Guiné-Conakry e controlar os recursos que o país possui", teria indicado Dadis Camara a Kadafi, segundo a mesma fonte.
Ele renovou a sua "vontade total" de restaurar o processo democrático na Guiné-Conakry apelando aos diferentes partidos políticos conakry-guineenses para chegar, com procedimentos pacíficos, a uma saída da crise que dê a oportunidade ao povo de se consagrar à construção do país e contribuir eficazmente para a consolidação das conquistas da Comunidade dos Estados Sahelo-Sarianos (CEN-SAD).
Dadis Camara reafirmou igualmente o seu apelo ao líder líbio para prosseguir a sua iniciativa "com vista a ajudar a Guiné- Conakry a ultrapassar esta fase e a fazer face a todas as conspirações urdidas contra o país, para que a Guiné-Conakry continue dos Guineenses e África dos Africanos".
Um clima de insegurança reina há vários dias na Guiné-Conakry, nomeadamente na capital Conakry, onde a repressão pelo Exército duma manifestação popular, a 28 de Setembro último, fez mais de 150 mortos.