Agência Panafricana de Notícias

Cuba e Congo reforçam relações na área de medicina

Brazzaville, Congo (PANA) - Cuba quer reforçar a sua cooperação com o Governo congolês, anunciou em Brazzaville o novo embaixador cubano, António Garcia Gonzalez, citado pela Rádio Pública Congolesa.

O diplomata cubano fez este anúncio no termo duma reunião com a ministra congolesa da Saúde e População, Jacqueline Lydia Mikolo, segundo a fonte.

Durante a sua reunião, as duas personalidades discutiram sobre o reforço da missão médica cubana no Congo e a situação dos estudantes congoleses em medicina em Cuba.

Segundo José António Garcia Gonzalez, as primeiras ondas de estudantes congoleses regressarão ao Congo a partir do primeiro trimestre do ano 2019.

O novo embaixador cubano no Congo indicou que, logo depois do seu regresso, os médicos congoleses formados em Cuba serão desdobrados em diferentes hospitais para ajudarem pacientes.

Garantiu igualmente à parte congoleses o apoio total de Cuba ao aperfeiçoamento destes jovens.

Médicos cubanos já estão em Owando, na região de Cuvette (norte) e Oyo (na mesma região), em Brazzaville, em Ponta Negra, em Dolisie e em Niari (sul), anunciou o diplomata cubano.

-0- PANA MB/IS/SOC/MAR/DD 07dez2018