Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O chefe de Estado burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré, concedeu, esta sexta-feira, uma audiência ao presidente do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Peter Maurer, para reafirmar o apoio da organização face à situação de segurança prevalecente no país.
"Foi uma oportunidade para avaliarmos as nossas intervenções no Burkina faso e reafirmarmos a nossa determinação de continuar os nossos esforços e reforçá-los para o próximo ano”, declarou o presidente do CICV, à sua saída da audiência.
O Comité, segundo o seu presidente, em colaboração com a Cruz Vermelha do Burkina Faso, está a trabalhar para responder de maneira significativa às preocupações das populações, sobretudo dos deslocados.
Trata-se da assistência às populações em matéria de saúde e de alimentação nas zonas mais afetadas, pela insegurança, e do apoio às forças de defesa e segurança, bem como aos atores dos direitos humanitários.
Todas estas ações constituem, segundo ele, o papel e a função do CICV nas suas diferentes intervenções.
Peter Maurer também sublinhou que a questão da mobilização internacional foi abordada durante o encontro com o Presidente Kaboré.
“Nós avaliamos algumas possibilidades de um compromisso renovado dos países doadores, nas próximas semanas e meses, para acompanhar os países do Sahel e evidentemente o Burkina Faso”, concluiu o presidente do CICV.
-0- PANA TNDD/IS/FK/IZ 06set2019