Agência Panafricana de Notícias

Cruz Vermelha internacional financia luta contra cólera no Mali

Bamako, Mali (PANA) – A Federação Internacional da Cruz Vermelha (FICV) concedeu à Cruz Vermelha maliana cerca de 66 milhões de francos CFA (144 mil 900 dólares americanos) do seu Fundo de Emergência de Resposta às Catástrofes para reforçar o seu plano de riposta contra a epidemia de cólera registada nas províncias de Mopti, Tombouctou (norte) e Ségou (centro).

Segundo um comunicado da Representação Regional da FICV, esta soma servirá para organizar campanhas de educação, sensibilização e desinfeção de grande envergadura contra a cólera nas províncias afetadas, a fim de limitar a contaminação e romper a cadeia de progapação desta epidemia.

A Cruz Vermelha maliana contribuirá igualmente para o tratamento de casos severos, colocando à disposição dos centros de saúde o material de tratamento necessário.

Graças à sua rede de voluntários, a Cruz Vermelha maliana propõe-se realizar visitas ao domicílio para identificar casos suspeitos, a fim de os transferir para as estruturas de cuidados para um diagnóstico e um tratamento rápido.

Até 27 de agosto de 2011, o Ministério maliano da Saúde registou cerca de 860 casos de cólera dos quais 35 mortais numa epidemia que afeta atualmente 14 distritos sanitários das províncias de Mopti, Tombouctou e Ségou.

-0– PANA GT/SSB/FK/IZ 28agosto2011