Agência Panafricana de Notícias

Cristãos nigerianos contra diálogo com Boko Haram

Lagos, Nigéria (PANA) - O presidente da Associação dos Cristãos da Nigéria (CAN) , o pastor Ayo Oritsejafor, desaconselhou o Presidente Goodluck Jonathan a dialogar com a seita islamita Boko Haram, revelou esta quinta-feira a imprensa local.

Para o pastor Oritsejafor, não há nenhuma razão de dialogar com a seita já que ela sempre colocará condições difíceis para a organização das negociações.

Ele considera que o Governo federal deve antes visar alguns responsáveis religiosos e políticos que não condenaram as atividades da seita.

"Não sei sobre o que vai abranger este diálogo. Estou perplexo porque estas pessoas (Boko Haram) nunca esconderam a sua agenda e as suas condições para a paz. Eles exigiram, por exemplo, a demissão de Jonathan ou a sua conversão ao Islão e reclamam igualmente a instauração da charia em 12 Estados do Norte".

"São simplesmente fundamentalistas que beneficiam de poderosos apoios por parte de personalidades influentes, poderosas e ricas. Discutir com estas pessoas seria simplesmente uma perda de tempo", insistiu.

Por outro lado, os governadores dos 19 Estados do Norte instalaram uma Comissão de Reconciliação, Paz e Segurança para abrir o diálogo com grupos identificados na origem da violência que abalou a região, dos quais a Boko Haram.

A comissão de 40 membros foi instalada quarta-feira em Abuja pelo governador do Estado do Níger, Babangida Aliyu.

O governador Aliyu, que presidente ao fórum dos governadores do norte, deu 90 dias à comissão para submeter o seu relatório.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/MAR/TON 23agosto2012