Agência Panafricana de Notícias

Criminalidade baixa em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O índice de criminalidade em Cabo Verde baixou 6 por cento em 2010 relativamente a 2009, após a tomada de medidas pelo Governo para inverter o seu aumento galopante no ano passado, soube-se de fonte policial terça-feira na Praia.

Segundo o diretor nacional da Polícia Nacional (PN), Carlos Graça, em 2010 foram registados 20 mil 604 crimes, contra 21 mil 967 no ano antecedente, o que representa uma diferença de menos mil 363 casos.

Desta estatística, constam 10 mil 571 crimes contra pessoas, 10 mil e 33 crimes contra propriedade e 36 homicídios voluntários (contra 38 em 2009).

Estes dados representam uma inversão no aumento crescente da criminalidade em Cabo Verde no ano passado, situação que levou o Governo a adotar várias medidas, incluindo a criação da Polícia Nacional, que passou a integrar todas as forças de segurança num comando único.
 
Os concelhos mais populosos do arquipélago, nomeadamente Praia, São Vicente, Sal e Santa Catarina de Santiago, permanecem os centros criminais de maior expressão.

Além da diminuição dos crimes, Carlos Graça destacou como ganhos da PN em 2010 a entrada em vigor dos seus Estatutos, documento que vem dar resposta a questões relativas a uma maior racionalização na gestão dos recursos humanos e das respetivas carreiras.

No ano passado, foram também edificadas algumas infraestruturas, designadamente a Esquadra de Santa Maria, no Sal, a Esquadra da Brigada de Investigação e Combate à Criminalidade, na Praia, os Centros Sociais da Praia e do Mindelo, entre outras.
  
-0- PANA CS/TON 11Jan2011