Criminalidade aumenta 6% em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – Os dados divulgados, sexta-feira, pela Polícia Nacional de Cabo Verde indicam que, em 2023, o país registou um aumento de criminalidade na ordem dos 6%, em comparação com o ano anterior, com um total de 22.838 ocorrências, apurou a PANA de fonte segura.
No ano passado, a força de segurança registou 39 homicídios no arquipélago durante o último ano, a maioria na ilha de Santiago e representando mais seis do que em 2022.
Os suspeitos são maioritariamente do sexo masculino e utilizam, sobretudo, armas brancas.
Registaram-se ainda 155 crimes sexuais, 99 contra menores, mais 12 do que em 2022.
A polícia registou também 2.399 ocorrências de violência baseada no género, representando uma redução de 3% face a 2022.
“Continua a ser o segundo tipo de crime contra pessoas mais participado à Polícia Nacional”, representando um quinto do total de crimes contra pessoas registados em 2023, de acordo com a polícia.
Os dados daquela força de segurança incluem ainda 12.837 crimes contra o património (menos 105 ocorrências do que em 2022).
Ao divulgar os resultados conseguidos pela PN no ano de 2023, oO director nacional da Polícia Nacional, superintendente-geralvEmanuel Estaline destacou que, apesar das “limitações, constrangimentos e dificuldades de vária ordem”, a PN conseguiu materializar o seu plano de actividades, de forma “muito positiva”.
No entanto, ele reconheceu que é necessário prosseguir com o enfrentamento da delinquência juvenil, com “repressão das incivilidades”, bem assim o combate ao tráfico de estupefacientes e a criminalidade organizada, entre outros.
Neste sentido o, o primeiro responsável da PN recomendou a “contínua disponibilização” de meios humanos, materiais e infra-estruturas, para a “maximização da eficácia” dos operacionais na prevenção e enfrentamento da criminalidade no geral e da criminalidade violenta e grave, em particular.
0 – PANA – CS /DD– 13 abr 2024