Crianças e mulheres são principais beneficiárias de sangue doado no Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - As crianças menores de cinco anos de idade e as mulheres dos 15 e aos 49 anos de idade são as principais beneficiárias das doações de sangue, no Burkina Faso, anunciou domingo o Ministério da Saúde por ocasião do Dia Mundial do Doador de Sangue.
Em 2019, no Burkina Faso, 91 mil 894 bolsas de sangue foram recolhidas em todo o território nacional.
“Estas bolsas de sangue foram protegidas e transfundidas para pacientes, incluindo crianças menores de cinco anos de idade e mulheres com idades compreendidas entre os 15 e os 49 anos. Estas representam a grande maioria, ou seja, 60 por cento no total”, lê-se numa declaração.
A nota assinada pela ministra da Saúde, Claudine Lougué, refere que esta situação se explica pelas anemias ligadas ao paludismo e às hemorragias durante os partos para as quais o sangue seguro é indispensável.
"Não conseguiríamos alcançar estes resultados sem a contribuição inestimável dos doadores de sangue voluntários e benévolos que representam 91 por cento dos doadores de sangue do país com uma taxa de fidelização de 37 por cento”, sublinhou a governante burkinabe.
Lougué prestou uma vibrante homenagem a estes dadores pela sua solidariedade e pelas suas doações que "salvam diariamente numerosas vidas".
O Dia Mundial do Doador de Sangue foi este ano celebrado sob o lema "Sangue Protegido para Salvar Vidas" num contexto em que 112,5 milhões de doações de sangue, no Mundo, são recolhidas cada ano a favor de pacientes necessitados.
-0- PANA TNDD/BEH/FK/IZ 14junho2020