Criança sucumbe a seus ferimentos perto de Trípoli
Trípoli, Líbia (PANA) - Uma criança morreu segunda-feira à noite devido a ferimentos causados pela explosão de um óbus perto do centro de saúde al-Nokhba, no subúrbio sul de Tripoli, soube a PANA de fonte segura no local.
A criança falecida chamava-se Mohamed Mhamed Nakassa, e ele foi levado para a Clínica Real, depois de atingido por um óbus que caiu perto da clínica de al-Nokhba, na região de al-Sidra, indicou o Centro de medicina de Campo e Apoio num comunicado.
"Ela morreu apesar dos esforços envidados para a salvarmos", lamentou a mesma fonte.
O Centro Médico de Campo e Apoio acrescentou ter igualmente salvou outras pessoas, nomeadamente um cidadão chamado Mohamed Ajdea, evacuado-o nas mesmas circunstâncias para o Hospital Médico de Tripoli, onde foi admitido num bloco operatório, imediatamente após o incidente.
Além dos mortos, a explosão fez também danos materiais de vulto, nomeadamente destruíndo carros pertencentes a clientes do referido centro de saúde.
O centro igualmente noticiou ainda o ferimento de uma criança marroquina chamada Nabil Ibrahim ibn Ghali por fragmentos do mesmo engenho explosivo, após a queda dum foguetão sobre a sua casa segunda-feira última de manhã, na sequência de confrontos armados.
No início do mesmo dia, obuses arremessados indiscriminadamente alvejaaram uma casa e uma escola primária, ferindo uma criança e residentes da casa.
O centro de saúde al-Nokhba situa-se na região al-Sidra, no sul de Tripoli, onde confrontos têm ocorrido, desde abril último, sinal dum aumento da violência que mata cada vez mais civis.
Confrontos ocorrem desde 4 de abril último nos arredores de Tripoli, entre as forças do autoproclamado Exército Nacional líbio, radicado no leste do país e liderado pelo marechal Khalifa Haftar, e as do Exército Leal ao Governo de Unidade Nacional, dirigido por Fayez al-Sarraj, e cuja sede se encontra em Trípoli e reconhecida pela comunidade internacional.
-0- PANA BY/TBM/DIM/DD 04nov2019