Agência Panafricana de Notícias

Criado Conselho Magrebino de Cooperação Aduaneira

Rabat- Marrocos (PANA) -- O directores-gerais das alfândegas dos países da União do Magrebe Árabe (UMA) decidiram, no final da sua reunião quarta-feira em Rabat, criar um Conselho Magrebino de Cooperação Aduaneira que será sediado em Argel, na Argélia, soube a PANA quinta-feira junto do secretariado geral da UMA, em Rabat.
A UMA, organização sub-regional, cujo tratado constitutivo foi assinado a 17 de Fevereiro de 1989 em Marraquexe (Marrocos), integra Marrocos, Argélia, Líbia, Tunísia e Mauritânia.
Este Conselho vai constituir um "mecanismo de consolidação da cooperação aduaneira magrebina visando contribuir para o relançamento das trocas comerciais entre os países membros e a simplificação dos processos aduaneiros para os operadores económicos do espaço magrebino", precisa uma nota do secretariado geral da UMA.
Uma reunião magrebina sobre a harmonização dos processos aduaneiros terá lugar em Junho próximo em Argel, enquanto uma outra sobre o combate ao contrabando nos países da região decorrerá em Tripoli, a capital líbia.