Agência Panafricana de Notícias

Criação dos Estados Unidos de África é inevitável, diz Mali

Tripoli- Líbia (PANA) -- A integração africana através da formação de um Governo Federal rumo à edificação dos Estados Unidos de África é inelutável, declarou quarta-feira em Tripoli o Presidente maliano, Amadou Toumani Touré.
Intervindo durante o 2º fórum dos reis, sultãos, emires e líderes tradicionais africanos, o chefe do Estado maliano indicou que a integração dos países africanos é uma aspiração das populações do continente.
Ele recordou que a Constituição do seu país contém disposições segundo as o Mali pode conceder uma parte da sua soberania no âmbito da integração africana.
De acordo com Touré, o Mali está pronto, mesmo amanhã, a abandonar uma parte da sua soberania a favor dum Governo Federal africano.
O Presidente maliano saudou os esforços desdobrados pelo guia líbio, Muamar Kadafi, para promover o processo unionista africano e realisar a integração e a complementariedade entre os países da União Africana (UA).
Ele congratulou-se finalmente com a iniciativa deste fórum que, a seu ver, rompe com a rotina dos encontros dos chefes de Estado africanos.