Crescimento económico em Cabo Verde em ritmo acelerado
Praia, Cabo Verde (PANA) - O ritmo de crescimento económico em Cabo Verde continuou a acelerar no primeiro trimestre de 2022, tendo o indicador registado o valor mais alto dos últimos oito trimestres consecutivos, apurou a PANA de fonte estatística na cidade da Praia.
De acordo com dados dos Inquéritos de Conjuntura aos Agentes Económicos, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o clima de negócios no país, no geral, é favorável.
No entanto, segundo as mesmas cifras, o indicador de confiança no comércio em estabelecimentos contrariou a tendência ascendente dos últimos trimestres, situando-se abaixo da média da série.
“A conjuntura no setor é desfavorável. Na opinião dos empresários, a insuficiência da procura, dos preços de venda, demasiados elevados, foram os principais constrangimentos no setor no trimestre em análise”, lê-se no documento.
Em sentido contrário, no período em análise, o indicador de confiança no turismo, responsável por cerca de 25 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) em Cabo Verde, manteve a tendência ascendente dos últimos trimestres, sendo a conjuntura no setor favorável.
Os empresários do ramo apontaram dificuldades financeiras e a insuficiência da procura como sendo os principais obstáculos no primeiro trimestre de 2022, segundo o INE.
Já na construção, o indicador de confiança contrariou a tendência descendente do último trimestre, pese embora a sua situação abaixo da média da série.
O INE afirma que a conjuntura no setor é desfavorável e que os empresários indicaram dificuldades na obtenção de crédito, o excesso de burocracia e a insuficiência da procura como sendo os principais constrangimentos do sector no primeiro trimestre de 2022.
Ainda manteve a tendência ascendente dos últimos trimestres o comércio em feira, tendo evoluído positivamente relativamente ao mesmo período do ano 2021.
No que tange à indústria transformadora, o indicador de confiança registou uma ligeira diminuição relativamente ao trimestre anterior, situando-se abaixo da média da série.
Segundo empresários, a falta de matérias-primas e frequentes avarias mecânicas nos equipamentos foram os principais constrangimentos do setor no decorrer do primeiro trimestre 2022.
De acordo com o INE, nos transportes e serviços Auxiliares, o indicador de confiança inverteu a tendência descendente do último trimestre, registando o valor mais alto dos últimos nove trimestres consecutivos.
“De acordo com os empresários, a insuficiência da procura e a concorrência foram os principais constrangimentos do setor no decorrer do 1.º trimestre 2022”, diz o INE.
A mesma fonte sublinha que, apesar do ritmo de crescimento económico ter continuado a acelerar em Cabo Verde, no primeiro trimestre deste ano, ele continua ainda abaixo da “linha vermelha” e muito longe dos valores recordes registados entre 2017 e 2019.
O indicador de confiança atingiu o valor mais alto dos oito trimestres consecutivos, evidenciando que o clima de negócios é favorável.
-0- PANA CS/DD 27abril2022