Crescimento económico do Togo cresce 5,6 por cento, diz FMI
Lomé, Togo (PANA) - O crescimento do Togo atingiu 5,6 por cento em 2023, ao passo que a inflação caiu em 2,6 por cento (em abril de 2024), segundo estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Este desempenho é fruto dos progressos sustanciais realizados pelas autoridades togolesas na mobilização de recetas, ao aumentarem as recetas fiscais globais em 16,8 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023, o que constitui um bom começo para a consolidação fiscal, segundo uma missão do FMI.
De acordo com um comunicado publicado no final da sua visita ao Togo, efetuada de 29 de maio a 7 junho de 2024, no quadro das negociações para consultas de 2024 com o Togo, a população, que vive na extrema pobreza, diminuiu 25,8 por cento contra 28,4 por cento em 2018, em consonância com um crescimento elevada.
O Togo progrediu também na realização de outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODD, sigla em francês), elevando o seu nível global de realização dos ODD a 56,3 sobre 100 (contre 54,7) em 2018, disse o documento.
O Governo realizou estes progressos, apesar de choques destes últimos anos, incluindo, entre outros fatores, a pandemia da covid-19, o aumento dos preços dos produtos alimentares e de combustíveis, bem como os desafios regionais em matéria de segurança.
A missão explicou que as autoridades togolesas prosseguem os seus esforços para reforçar a viabilidade da dívida através do saneamento das finanças. favorável ao crescimento e baseado principalmente no aumento das receitas fiscais, e melhorar ao mesmo tempo a eficácia das despesas.
Os seus esforços visam melhorar o ambiente de negócios e reforçar a inclusão, aumentando as despesas a favor dos pobres, segundo o mesmo documento.
O apoio direcionado dado aos mais vulneráveis beneficiará de um suporte contínuo das autoridades a fim de estabelecer uma carta de identidade biométrica para todos os cidadãos togoleses e compilar um registo social unificado para as populações vulneráveis, declarou o FMI.
A missão considera que graças aos esforços do Governo, exceto choques exógenos, os desempenhos económicos deverão continuar robustos e os resultados sociais deverão continuar a melhorar, lê-se na nota.
Segundo a mesma fonte, o diálogo com as autoridades togolesas prosseguirá no futuro, incluindo no contexto do apoio financeiro contínuo do FMI ao Togo, no quadro da Facilidade Alargada de Crédito.
-0- PANA AR/MTA/JSG/DD 11junho2024