Covid19 desacelera crescimento económico em primeiro trimestre de 2020 no Rwanda
Kigali, Rwanda (PANA) – O Rwanda registou uma taxa de crescimento de 5,6 porcento do Produto Interno Bruto (PIB) durante o primeiro trimestre de 2020, uma desaceleração devida à crise da Covid-19 comparada com a taxa de crescimento de 9,4 porcento de 2019, confirmou, sábado, o Instituto Nacional de Estatísticas.
A agricultura diminuiu um porcento e contribuiu negativamente com 0,1 ponto de percentagem para a taxa de crescimento do PIB, enquanto a produção alimentar registou uma diminuição de dois porcento em relação às estimativas comparativas calculadas com base em preços de 2017, declarou o Instituto.
Segundo os peritos do Instituto, o crescimento económico para o segundo trimestre de 2020 estará mais afetado e o relançamento é esperado nos terceiro e quarto trimestres do ano.
O crescimento industrial é de dois porcento e contribuiu com 0,3 porcento de percentagem para a taxa de crecimento global do PIB. Os principais contribuintes do setor industrial são as atividades de construção que progrediram cinco porcento e as atividades manufatureiras, que registaram uma redução de seis porcento. As atividades mineiras e as indústrias extrativas diminuíram 26 porcento.
As atividades manufatureiras aumentaram seis porcento devido ao incremento de 11 porcento da transformação alimentar; de 11 porcento do têxtil, confeção e couro, e de cinco por cento do fabrico de produtos químicos e plásticos estimulado pelo aumento da produção de sabão e outros produtos de limpeza. No entanto, a madeira/papel e impressão e os podutos minerais não metálicos diminuíram 11 e seis porcento respetivamente.
O setor dos serviços progrediu seis porcento e contribuiu com 2,6 pontos de percentagem para a taxa de crescimento global do PIB, disse o Instituto.
-0- PANA TWA/VAO/NFB/IS/FK/IZ 21junho2020