São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - Um homem de 55 anos morreu esta quinta-feira, vítima de covid-19, em São Tomé e Príncipe, a primeira morte em 16 casos positivos confirmados no arquipélago, soube-se de fonte oficial.
Pascoal de Apresentação, diretor do Hospital Ayres de Menezes, confirmou a morte no balanço diário sobre covid-19 esta quinta feira à imprensa, no Ministério da Saúde.
Lamentou a vítima mortal, que foi um alto funcionário do Ministério das Finanças e economia Azul que entrou no dia 28 de abril, no centro hospitalar, "com um quadro clínico complicado e sucumbiu dois dias depois.”
A primeira vítima mortal de covid-19, em São tomé e Príncipe, era do distrito de Canta Galo.
Segundo a diretora dos Cuidados Primários de Saúde, Feliciana Sousa Ponte, existem atualmente 16 pessoas infetadas pela covid-19, depois do rastreio que já atingiu 179 pessoas.
O boletim diário divulgado pela médica indica ainda que, dos 56 testes rápidos realizados, 44 resultaram negativos e 12 positivos.
Por seu turno, os testes laboratoriais PCR foram no total de 119, dos quais 114 resultaram negativos e quatro positivos.
Dados do Ministério da Saúde apontam que quatro pacientes recuperaram da doença e nove encontram-se internados, enquanto 67 contactos estão em seguimento.
-0- PANA RMG/IZ 30abril2020