Covid-19 ameaça sobrevivência dos idosos em São Tomé e Príncipe
São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - A sobrevivência dos idosos, sob os cuidados da Cruz Vermelha, está em perigo, soube a PANA sábado de fonte oficial em São Tomé.
Segundo a fonte, a principal fonte de receitas desta organização humanitária, o jogo da sorte Totoloto Nacional, foi suspenso antes mesmo do encerramento das atividades, e a cobrança de imposto sobre o valor dos apostadores diminuiu a receita desta de forma drástica,
A 17 de maio termina o quarto estado de emergência de saúde pública, mas as consequências das medidas restritivas começam a ser cada vez mais sentidas, disse a fonte.
A Cruz Vermelha de São Tomé e Príncipe ainda não reduziu o apoio aos idosos, mas isto pode vir a acontecer, segundo Justino Lima, secretário-geral desta organização.
“ Se o estado de emergência for prolongado, já não teremos capacidade para fornecermos a três refeições ao dia”, alertou.
A rede de proteção da Cruz Vermelha de São Tomé e Príncipe assegura cerca de 100 idosos no país.
A cobrança do imposto sobre os valores dos apostadores afugentou jogadores, e a Cruz Vermelha está de mãos atadas para atender o pedido de auxílio de pessoas vulneráveis que, todos dias, lhes batem a porta, acrescentou.
A crise sanitária provocada pela pandemia do novo coronavírus, deixou muitas famílias são-tomenses em situação de insegurança alimentar.
Por causa da fragilidade dos idosos, a Cruz Vermelha suspendeu três refeições ao dia a estes indivíduos no seu centro de dia, localizado no reboque da capital, tarefa que atribuía a um grupo de voluntários que todos dias passavam de porta em porta nas casa dos idosos.
Em São Tomé e Príncipe, a covid-19 reduziu a solidariedade, e impôs o distanciamento social.
O novo coronavírus, está a trazer a fome e a miséria, e complicou a vida dos mais velhos sobretudo os que vivem sozinhos em casa abandonadas pela família.
-0- PANA RMG/DD 14abril2020