Túnis, Tunísia (PANA) - Quase 65 por cento das empresas tunisinas prevêem uma diminuição dos seus volumes de negócios em caso de uma segunda onda do coronavírus (covid-19).
A projeção consta de um estudo conjunto do Instituto Árabe para os Empresários (IACE) e da Agência Tunisina de Promoção da Indústria e Inovação (APII), para medir o nível da preparação das empresas tunisinas para esta segunda onda de contaminações da epidemia.
Esta diminuição atingirá mais de 20 por cento para 71 por cento destas empresas, precisou o estudo.
A amostra escolhida no quadro deste estudo envolveu 752 empresas ativas em diferentes setores (indústria, serviços e comércio).
O inquérito cobre três principais vertentes , designadamente a situação atual da empresa, o nível de preparação para a segunda onda e as necessidades de acompanhamento para enfrentar esta nova onda de infeções da pandemia.
Os resultados do inquérito foram comunicados sexta-feira última, na sequência da primeira onda de contaminações pela covid-19.
Os mesmos resultados mostram que quase 30 por cento das empresas industriais registaram uma diminuição de 30 por cento dos seus volumes de negócios, nomeadamente as dos setores têxtil e agroalimentar. Esta taxa avalia-se em 40 por cento a níveis das empresas de serviços.
-0- PANA YY/IN/IS/SOC/FK/IZ 10out2020